A história de Ravenna - arte
- Melina Massotti
- Mar 19, 2015
- 2 min read
Ravenna é uma cidade que pertence a região de Emilia-Romagna na Itália. Ela foi a terceira capital do império Romano do Ocidente, depois de Roma e Milão. Teodorico, seu primeiro grande morador, foi um rei Bárbaro que se encantou pela cidade, trazendo sua corte e, também, artistas de renome na época para transformá-la na pérola de seu reino.
Assim, Ravenna se tornou famosa pelos trabalhos artisticos realizados pelos ‘romanos do leste’ – os bizantinos – que trouxeram materiais finos, como ouro e pedras preciosas e fizeram inúmeros mosaicos em toda a cidade.
Esses mosaicos decoraram desde igrejas e prédios da realeza, como moradas aristocráticas, palácios imperiais, etc.. Entre os mais famosos mosaicos que foram feitos em Ravenna está em todo o interior da Basilica de San Vitale

A Basilica de San Vitale se tornou o monumento mais famoso e um dos exemplos mais importantes de toda a arte Bizantina, e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Ela começou a ser construída em 525; possui elementos que combinam a arquitetura romana e a bizantina. Lá estão os mosaicos do período do imperador Justiniano, e é o único lugar intacto fora de Constantinopla.

Justiniano está representado ao lado de sua corte e sua simbologia o coloca como Cristo; exaltando sua importância e a forma como os súditos do império o viam.
Além disso, os mosaicos e os desenhos também representam sacríficios do Velho Testamento, como Moisés e Isaías; as 12 tribos de Israel; além de paisagens, plantas e pássaros; e sua esposa, a Imperadora Teodora, também cercada pela corte e repleta de jóias.




Ela foi a inspiração para Filippo Brunelleschi ao projetar a cúpula da Santa Maria del Fiore, em Firenze.
E Ravenna se tornou importante para mim também!
Além de ser uma cidade conhecida por seus mosaicos riquíssimos, ainda se pode ver o estilo das casas, os jardins com flores raras, as universidades com estudos sobre Dante – que foi enterrado lá – entre outras coias incríveis!

Perto dali a Marina de Ravenna tem praias sofisticadas, barcos chiquérriomas e gente muito bonita.
Quase vizinha de um dos lugares que atreaem mais turístas de veraneio em toda a Itália – Rimini – Ravenna mistura história com sofisticação, leveza com o sol e tem a ‘piadina’ original (comida típica da região, é uma espécie de panqueca ou tapioca)...



Aqui na Ravenna Calçados podemos encontrar modelos com a cara da Itália, com a alma colorida e elegante de Ravenna e deliciosamente escolhida especialmente pra você, cliente!
Venha visitar uma parte da "bota" aqui e conheça um pouco mais sobre nossos produtos.
Beijos!
Comentarios